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Cheffin'

Projeto de: Janeiro - Abril de 2022

Minha função: Product designer de todo o projeto

Esse projeto foi resultado da minha monografia.

Visão geral

Cheffin' é um estudo de caso de um aplicativo de culinária que facilita a busca por receitas e inspirações direto no celular. Ele permite o compartilhamento de receitas e interações entre os usuários, além de entregar uma experiência personalizada de gostos e dietas para aqueles que optarem.

Desafios

  1. Criar uma ferramenta de compartilhamento de receitas alimentado pelos próprios usuários;

  2. Auxiliar usuários amadores a realizarem receitas com facilidade;

  3. Desenhar uma interface intuitiva, prática e agradável ao uso;

  4. Oferecer uma ferramenta que permita usuários organizarem suas receitas;

  5. Criar uma interface que incentive usuários a encontrarem novas receitas de acordo com seu perfil.

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Entendendo a demanda

Se tratando de um projeto acadêmico, o primeiro passo no projeto foi desk research (revisão literária), onde pude validar a viabilidade do produto no mercado e o quanto ele realmente poderia ajudar as pessoas. Aqui, levei muito em consideração o período da pandemia e sua influência no aumento de adeptos a culinária caseira, podendo destacar que...

Aumento de

35%

do tempo de telas móveis no Brasil em 2021 com relação a 2019*

Aumento de

22%

de itens relacionados a alimentação básica nos carrinhos de supermercado, que significa aumento da culinária caseira**

a culinária criativa

é a que mais

movimenta compartilhamentos em plataformas online***

A partir daí, pôde ser concluído que com o isolamento social provocado pela pandemia do Covid-19, o hábito de cozinhar em casa aumentou em relação a antes e a internet contribuiu para novos aprendizados e maior criatividade na área, incentivando o hábito.

Análise de mercado

Na internet, receitas são compartilhadas tanto em redes sociais diversas quanto em aplicativos específicos, portanto, para uma análise de mercado eficiente, ambos foram analisados em relação a suas funções mais úteis observadas por artigos dentro do tema. Vale destacar que a nível de projeto, em "concorrentes diretos", foi feita análise SWOT (FOFA) nos principais, técnica que ajudou a encontrar os requisitos do projeto mais a frente.

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Redes sociais utilizadas para compartilhar receitas em 2021/2022

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Concorrentes diretos

Conhecendo os usuários

Compreendendo o mercado, parti para a compreensão dos usuários, realizando uma pesquisa quantitativa online objetivada para pessoas que sabiam ou tinham interesse em cozinhar. O questionário alcançou 101 pessoas - das quais todas sabiam ou tinham interesse em cozinhar - e foi importante para insights, criação de personas e definição dos objetivos do produto. 

PERSONA SECUN​DÁRIA

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Isabela

30 anos

Pro​dutora trabalhando em modelo híbrido

Isabela trabalha de forma híbrida entre home office e presencial e mora com o noivo. Por ter uma rotina corrida e não poder comer fora todos os dias, cozinha diversos pratos para a semana toda, desta forma precisando de variação e praticidade para encontrar seu cardápio da semana.

Objetivos

  • Criar um cardápio semanal sem dificuldade;

  • Saber o tempo de cada prato;

  • Ter receitas salvas e classificadas em um lugar só.

Frustrações 

  • Perder tempo com vídeos longos e informações desnecessárias;

  • Não encontrar receitas bem classificadas e com tempo correto.

PERSONA PRIMÁRIA

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Jorge

23 anos

Cursando Biologia

Jorge é um cozinheiro iniciante, cozinha por prazer (hobbie) e com uma baixa frequência de apenas duas ou três refeições por semana. Gosta de cozinhar para comer algo diferente sem gastar muito, testando receitas principalmente para lanches e jantares.

Objetivos

  • Aprender a cozinhar o básico;

  • Experimentar pratos diferentes; 

  • Não gastar muito.

Frustrações 

  • Receitas com ingredientes em gramas;

  • Ingredientes comuns e sem substituição.

PERSONA TERCIÁRIA

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Viviane

28 anos

Pós-graduanda em Letras

Viviane divide as tarefas de casa com sua mãe e cozinha cerca de cinco a seis vezes na semana, dependendo de sua rotina. Viviane descobriu-se ser alérgica a glúten, enquanto sua mãe é intolerante à lactose, tornando-a uma pessoa atenta à alimentação.

Objetivos

  • Encontrar receitas para alérgicos;

  • Manter dieta saudável para si e sua mãe;

  • Compartilhar os benefícios das suas dietas.

Frustrações 

  • Receitas sem glúten não classificadas;

  • dificuldade para variar dentro da dieta.

Início da jornada

Compreendendo os usuários, segui com lista de requisitos de conteúdos e ferramentas, que deram escopo ao aplicativo e à arquitetura da informação. Essa etapa foi muito importante para visualização e organização dos próximos passos, uma vez que muitos usuários tinham diferentes necessidades e algumas contradiziam outras, arriscando inclusive que o aplicativo se acumulasse muitas opções e se tornasse desnecessariamente complexo.

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Wireflows

Para sintetizar o resultado dos rascunhos de layout e navegação, escolhi para esse projeto o uso dos wireflows (wireframes + user flow), porque melhor descrevem algumas medidas tomadas tanto nos wireframes quanto nos fluxos. Em adicional a isso, separei também os fluxos em quatro (cadastro, criação, busca e favoritos), que são as principais funções do aplicativo e podem ser executadas de forma independente. Abaixo estão os wireflows e algumas explicações sobre cada.

Resoluções

Desafio #1

Compartilhar receitas

É o objetivo principal do aplicativo, sendo que enquanto compartilham, os próprios usuários alimentam o aplicativo, tornando-o mais diverso e dinâmico. No entanto, para evitar complicações esse modelo requer pelo menos inicialmente um ou mais perfis "curadores de conteúdo", que avaliam a qualidade do que está sendo publicado para não desvalidar a confiança no aplicativo.

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Desafio #2

Auxiliar cozinheiros amadores

Hoje a internet provou-se ser a fuga de muito autodidatas e amadores, portanto um dos objetivos principais do aplicativo é tornar essa tarefa fácil para usuários pouco experientes. Para isso foi importante, por exemplo, as imagens do passo-a-passo e o destaque do nível de dificuldade.

Desafio #3

Interface prática e agradável

Para alguns usuários cozinhar precisa ser uma atividade prática e eficiente. Para isso, a interface apresenta linearidade nas principais funções para encontrar e preparar receitas, como por exemplo, através da ferramenta de busca.

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Desafio #4

Organizar receitas

Também para maior eficiência, o aplicativo ajuda os usuários a organizarem suas receitas em pastas de sua autoria, se quiserem. Essa ferramenta permite também busca dentro das próprias pastas e reorganizações.

Desafio #5

Receitas para cada perfil

Apesar de o cadastro ser opcional, o login traz alguns benefícios como as receitas indicadas para cada perfil de usuário, que é montado de acordo com preferências e evoluído de acordo com o uso do app. Essas recomendações acontecem principalmente na tela inicial (home) do aplicativo.

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Style guide

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O que aprendi

Esse foi um estudo de caso particularmente desafiador no qual coloquei muita paixão, já que através dele pude me apaixonar mais um pouquinho pela culinária e aprender mais sobre UX design e algumas receitas novas. Através dele também aprendi sobre a importância que desk research pode trazer, assim como por em prática algumas metodologias de UX, como personas e wireflows.

 

Apesar de ser apenas um estudo, construí ele todo pensando em uma possível aplicação no mercado, encarando alguns desafios, como algumas ferramentas que iriam precisar de validação de desenvolvedores e estratégias que iriam precisar de uma mãozinha do marketing, constatando mais uma vez como um designer deve surfar entre setores.

Veja também...

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