
Cheffin'
Projeto de: Janeiro - Abril de 2022
Minha função: Product designer de todo o projeto
Esse projeto foi resultado da minha monografia.
Visão geral
Cheffin' é um estudo de caso de um aplicativo de culinária que facilita a busca por receitas e inspirações direto no celular. Ele permite o compartilhamento de receitas e interações entre os usuários, além de entregar uma experiência personalizada de gostos e dietas para aqueles que optarem.
Desafios
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Criar uma ferramenta de compartilhamento de receitas alimentado pelos próprios usuários;
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Auxiliar usuários amadores a realizarem receitas com facilidade;
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Desenhar uma interface intuitiva, prática e agradável ao uso;
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Oferecer uma ferramenta que permita usuários organizarem suas receitas;
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Criar uma interface que incentive usuários a encontrarem novas receitas de acordo com seu perfil.

Entendendo a demanda
Se tratando de um projeto acadêmico, o primeiro passo no projeto foi desk research (revisão literária), onde pude validar a viabilidade do produto no mercado e o quanto ele realmente poderia ajudar as pessoas. Aqui, levei muito em consideração o período da pandemia e sua influência no aumento de adeptos a culinária caseira, podendo destacar que...
Aumento de
35%
do tempo de telas móveis no Brasil em 2021 com relação a 2019*
Aumento de
22%
de itens relacionados a alimentação básica nos carrinhos de supermercado, que significa aumento da culinária caseira**
a culinária criativa
é a que mais
movimenta compartilhamentos em plataformas online***
A partir daí, pôde ser concluído que com o isolamento social provocado pela pandemia do Covid-19, o hábito de cozinhar em casa aumentou em relação a antes e a internet contribuiu para novos aprendizados e maior criatividade na área, incentivando o hábito.
Análise de mercado
Na internet, receitas são compartilhadas tanto em redes sociais diversas quanto em aplicativos específicos, portanto, para uma análise de mercado eficiente, ambos foram analisados em relação a suas funções mais úteis observadas por artigos dentro do tema. Vale destacar que a nível de projeto, em "concorrentes diretos", foi feita análise SWOT (FOFA) nos principais, técnica que ajudou a encontrar os requisitos do projeto mais a frente.

Redes sociais utilizadas para compartilhar receitas em 2021/2022

Concorrentes diretos
Conhecendo os usuários
Compreendendo o mercado, parti para a compreensão dos usuários, realizando uma pesquisa quantitativa online objetivada para pessoas que sabiam ou tinham interesse em cozinhar. O questionário alcançou 101 pessoas - das quais todas sabiam ou tinham interesse em cozinhar - e foi importante para insights, criação de personas e definição dos objetivos do produto.
PERSONA SECUNDÁRIA

Isabela
30 anos
Produtora trabalhando em modelo híbrido
Isabela trabalha de forma híbrida entre home office e presencial e mora com o noivo. Por ter uma rotina corrida e não poder comer fora todos os dias, cozinha diversos pratos para a semana toda, desta forma precisando de variação e praticidade para encontrar seu cardápio da semana.
Objetivos
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Criar um cardápio semanal sem dificuldade;
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Saber o tempo de cada prato;
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Ter receitas salvas e classificadas em um lugar só.
Frustrações
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Perder tempo com vídeos longos e informações desnecessárias;
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Não encontrar receitas bem classificadas e com tempo correto.
PERSONA PRIMÁRIA

Jorge
23 anos
Cursando Biologia
Jorge é um cozinheiro iniciante, cozinha por prazer (hobbie) e com uma baixa frequência de apenas duas ou três refeições por semana. Gosta de cozinhar para comer algo diferente sem gastar muito, testando receitas principalmente para lanches e jantares.
Objetivos
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Aprender a cozinhar o básico;
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Experimentar pratos diferentes;
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Não gastar muito.
Frustrações
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Receitas com ingredientes em gramas;
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Ingredientes comuns e sem substituição.
PERSONA TERCIÁRIA

Viviane
28 anos
Pós-graduanda em Letras
Viviane divide as tarefas de casa com sua mãe e cozinha cerca de cinco a seis vezes na semana, dependendo de sua rotina. Viviane descobriu-se ser alérgica a glúten, enquanto sua mãe é intolerante à lactose, tornando-a uma pessoa atenta à alimentação.
Objetivos
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Encontrar receitas para alérgicos;
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Manter dieta saudável para si e sua mãe;
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Compartilhar os benefícios das suas dietas.
Frustrações
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Receitas sem glúten não classificadas;
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dificuldade para variar dentro da dieta.
Início da jornada
Compreendendo os usuários, segui com lista de requisitos de conteúdos e ferramentas, que deram escopo ao aplicativo e à arquitetura da informação. Essa etapa foi muito importante para visualização e organização dos próximos passos, uma vez que muitos usuários tinham diferentes necessidades e algumas contradiziam outras, arriscando inclusive que o aplicativo se acumulasse muitas opções e se tornasse desnecessariamente complexo.

Wireflows
Para sintetizar o resultado dos rascunhos de layout e navegação, escolhi para esse projeto o uso dos wireflows (wireframes + user flow), porque melhor descrevem algumas medidas tomadas tanto nos wireframes quanto nos fluxos. Em adicional a isso, separei também os fluxos em quatro (cadastro, criação, busca e favoritos), que são as principais funções do aplicativo e podem ser executadas de forma independente. Abaixo estão os wireflows e algumas explicações sobre cada.
Resoluções
Desafio #1
Compartilhar receitas
É o objetivo principal do aplicativo, sendo que enquanto compartilham, os próprios usuários alimentam o aplicativo, tornando-o mais diverso e dinâmico. No entanto, para evitar complicações esse modelo requer pelo menos inicialmente um ou mais perfis "curadores de conteúdo", que avaliam a qualidade do que está sendo publicado para não desvalidar a confiança no aplicativo.


Desafio #2
Auxiliar cozinheiros amadores
Hoje a internet provou-se ser a fuga de muito autodidatas e amadores, portanto um dos objetivos principais do aplicativo é tornar essa tarefa fácil para usuários pouco experientes. Para isso foi importante, por exemplo, as imagens do passo-a-passo e o destaque do nível de dificuldade.
Desafio #3
Interface prática e agradável
Para alguns usuários cozinhar precisa ser uma atividade prática e eficiente. Para isso, a interface apresenta linearidade nas principais funções para encontrar e preparar receitas, como por exemplo, através da ferramenta de busca.


Desafio #4
Organizar receitas
Também para maior eficiência, o aplicativo ajuda os usuários a organizarem suas receitas em pastas de sua autoria, se quiserem. Essa ferramenta permite também busca dentro das próprias pastas e reorganizações.
Desafio #5
Receitas para cada perfil
Apesar de o cadastro ser opcional, o login traz alguns benefícios como as receitas indicadas para cada perfil de usuário, que é montado de acordo com preferências e evoluído de acordo com o uso do app. Essas recomendações acontecem principalmente na tela inicial (home) do aplicativo.

Style guide

O que aprendi
Esse foi um estudo de caso particularmente desafiador no qual coloquei muita paixão, já que através dele pude me apaixonar mais um pouquinho pela culinária e aprender mais sobre UX design e algumas receitas novas. Através dele também aprendi sobre a importância que desk research pode trazer, assim como por em prática algumas metodologias de UX, como personas e wireflows.
Apesar de ser apenas um estudo, construí ele todo pensando em uma possível aplicação no mercado, encarando alguns desafios, como algumas ferramentas que iriam precisar de validação de desenvolvedores e estratégias que iriam precisar de uma mãozinha do marketing, constatando mais uma vez como um designer deve surfar entre setores.